O Super Centro Carioca de Saúde, situado em Benfica, na Zona Norte da cidade, promove na próxima terça-feira, dia 25, um dia dedicado à doação de sangue. A iniciativa, que celebra o Dia Nacional do Doador, ocorrerá das 10h às 16h, no saguão do Centro Carioca do Olho.
O objetivo central da campanha é aumentar as reservas dos bancos de sangue na capital, antecipando-se ao período de festas de fim de ano, quando tradicionalmente se observa uma queda no número de doadores e, simultaneamente, um aumento na demanda por transfusões. A organização do evento conta com a colaboração do Hemorio.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz (PSD), ressalta a importância da doação voluntária, já que o sangue não pode ser produzido artificialmente e depende exclusivamente da solidariedade humana. Ele enfatiza que essa mobilização é fundamental para garantir que os atendimentos hospitalares não sejam comprometidos. O sangue é um componente biológico essencial utilizado em diversas situações, como cirurgias, emergências médicas, tratamentos contra o câncer, anemias graves e outras condições adversas. A doação de um único indivíduo pode beneficiar até quatro pacientes. Após a doação, o corpo repõe rapidamente os componentes coletados. Homens podem doar novamente a cada oito semanas, enquanto mulheres devem aguardar 12 semanas.
Para doar sangue, é necessário apresentar um documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de idade necessitam de autorização), estar em boas condições de saúde e pesar mais de 50 quilos. Recomenda-se evitar o consumo de alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação e comparecer descansado. Não é necessário estar em jejum.
Algumas situações específicas exigem um intervalo antes da doação. Por exemplo, quem fez tatuagens ou colocou piercings recentemente deve aguardar seis meses, ou um ano no caso de piercings em mucosas. Para aqueles que foram diagnosticados com Covid-19, o prazo de espera é de 10 dias após a recuperação completa. Os doadores que desejarem, poderão consultar os resultados dos exames realizados durante o procedimento 30 dias após a doação.
Fonte: diariodorio.com



