Mais de quatro mil usuários de telefones celulares roubados ou furtados no estado do Rio de Janeiro foram intimados pela Polícia Civil a devolverem os aparelhos em um prazo de 72 horas. A ação, parte da Operação Rastreio, tem como objetivo combater os crimes de roubo, furto e receptação de telefones em todo o estado.
As intimações estão sendo realizadas através de mensagens enviadas diretamente aos dispositivos móveis. A Polícia Civil orienta que os usuários que compraram telefones usados ou seminovos verifiquem se receberam alguma notificação sobre irregularidades em seus aparelhos. Aqueles que forem intimados devem se dirigir a uma delegacia o mais breve possível para realizar a devolução.
A Operação Rastreio, que teve início em maio, já resultou na apreensão de 7,2 mil celulares roubados ou furtados. Deste total, aproximadamente 3 mil aparelhos foram entregues voluntariamente por usuários que buscaram as delegacias nas etapas anteriores da operação. Até o momento, 420 pessoas foram presas, sendo que cerca de 85% delas foram detidas por receptação.
Após a recuperação dos aparelhos, os dispositivos são encaminhados para perícia. A Polícia Civil está trabalhando na identificação dos proprietários legítimos dos celulares para que os bens possam ser restituídos. A operação visa desarticular as redes criminosas envolvidas no comércio ilegal de aparelhos roubados e furtados, além de devolver os bens às vítimas desses crimes.
Fonte: temporealrj.com



