Rio avança na discussão de lei para conscientização sobre alergia alimentar em pets
O plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em primeira discussão o Projeto de Lei 3.948/24, que visa criar uma campanha de conscientização sobre alergia alimentar em animais domésticos. A proposta aguarda agora uma segunda votação na casa legislativa.
De autoria do deputado Fred Pacheco (PMN), o projeto tem como objetivo informar a população sobre as causas, sintomas, formas de prevenção e tratamentos relacionados aos processos alérgicos que afetam os animais de estimação.
Caso seja aprovado em definitivo e sancionado pelo governador, o Projeto de Lei permitirá ao Poder Executivo promover campanhas de divulgação e distribuição de materiais informativos em diversos locais, incluindo unidades de saúde, pet shops, Upa Veterinária e escolas.
Além disso, o Governo do Estado poderá estabelecer parcerias com a iniciativa privada, entidades civis e organizações profissionais ou científicas para a realização das campanhas. O foco principal dessas iniciativas será esclarecer e divulgar informações sobre a doença, suas formas de profilaxia e os tratamentos disponíveis.
O deputado Fred Pacheco ressalta a importância de medidas preventivas e a necessidade de políticas públicas para informar a população, visando evitar o sofrimento dos animais devido a alergias alimentares.
As campanhas deverão abordar as causas mais comuns da alergia alimentar em animais domésticos, como a presença de aditivos, conservantes e outras substâncias químicas encontradas em rações industrializadas. Também deverão ser amplamente divulgados os sintomas mais comuns da doença, que incluem vermelhidão, descamação da pele com lesões provocadas pelas unhas do animal durante a coceira, diarreia e vômito.
As ações de conscientização deverão informar sobre a existência de tratamentos, sempre prescritos por um médico veterinário. Além disso, as campanhas visam incentivar a adoção de medidas preventivas, como a oferta de ração de boa qualidade aos animais, banhos na frequência certa e o uso de comedouros de alumínio, entre outras informações relevantes.
Fonte: diariodorio.com



