A Prova Nacional Docente (PND) de 2025, promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é realizada neste domingo, abrangendo 750 cidades em todos os estados e no Distrito Federal. Mais de 1 milhão de candidatos se inscreveram para participar desta primeira edição do exame, considerado por muitos como o “CNU dos Professores” ou “Enem dos Professores”.
O exame, que tem duração de 5 horas e 30 minutos, é visto como uma porta de entrada para o magistério público brasileiro. A partir de 2026, as redes públicas de ensino terão a opção de utilizar as notas da PND como mecanismo único ou complementar nos processos de seleção de docentes. Os entes federativos considerarão a nota obtida pelo candidato.
A prova segue a mesma matriz da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, com foco nos cursos de formação docente desde 2024. O exame é composto por duas partes: formação geral e componente específico. A formação geral inclui 30 questões objetivas e uma discursiva, abordando temas relacionados à formação docente. A parte específica contém 50 questões de múltipla escolha, direcionadas ao conteúdo e habilidades de cada uma das 17 áreas da licenciatura, que incluem artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (inglês), letras (português), letras (português e espanhol), letras (português e inglês), matemática, música, pedagogia e química.
Os portões foram abertos às 12h e fechados às 13h, com a prova tendo início às 13h30 e término previsto para as 19h, seguindo o horário de Brasília.
Os candidatos devem apresentar um documento com foto e caneta esferográfica preta de tubo transparente. Recomenda-se, embora não seja obrigatório, que os candidatos levem o Cartão de Confirmação de Inscrição impresso.
Nesta edição, 1.508 municípios, incluindo 18 capitais, e 22 secretarias estaduais de educação aderiram voluntariamente à prova. O Ministério da Educação (MEC) destaca que a PND visa estimular a realização de concursos públicos e aumentar o número de professores efetivos nas redes de ensino do país.
A prova atraiu 1.086.914 inscritos, divididos entre estudantes de licenciaturas que estão concluindo a graduação em 2025 e licenciados formados interessados em ingressar no magistério da rede pública. São Paulo lidera o número de inscritos (253.895), seguido por Minas Gerais (97.113) e Rio de Janeiro (72.230). Entre os municípios, São Paulo também lidera com 84.633 inscrições, seguido pelo Rio de Janeiro (28.765) e Brasília (18.754). A área de pedagogia é a mais procurada, com 560.576 inscritos, seguida por letras – português (73.187), matemática (72.530) e educação física (65.911).
A PND integra o programa Mais Professores para o Brasil, que visa o reconhecimento, qualificação e incentivo à docência na educação básica do país.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br



