Niterói agora conta com um espaço dedicado ao bem-estar da população com mais de 60 anos. No último sábado (18), a prefeitura inaugurou o Centro de Atendimento à Pessoa Idosa Helena Tibau, localizado no bairro de Santa Rosa. O novo centro, que já está em funcionamento, tem como objetivo principal acolher, orientar e fortalecer os idosos da cidade, promovendo qualidade de vida, dignidade e respeito.
O Centro de Atendimento à Pessoa Idosa Helena Tibau funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Professor Otacílio, número 145. A inauguração fez parte das celebrações do Mês do Idoso, demonstrando o compromisso da administração municipal com essa parcela da população.
De acordo com o secretário municipal do Idoso, José Antônio Fernandes (Zaf), o centro representa um importante passo para a construção de uma cidade que valoriza seus idosos. “É um equipamento muito importante. Queremos fazer o melhor possível para as pessoas idosas. A ideia é, com o tempo, ampliar as atividades para atender às necessidades das pessoas”, afirmou o secretário. Ele ainda convidou a população a participar e dar sugestões de atividades, para que as ações desenvolvidas atendam às reais prioridades dos idosos.
O espaço foi totalmente revitalizado, visando oferecer maior acessibilidade e conforto aos usuários. O secretário municipal de Governo, Paulo Bagueira, representando o prefeito, destacou que o centro é uma conquista muito esperada. Segundo ele, o local oferecerá diversas atividades para os idosos, com a possibilidade de ampliação da oferta, dependendo da adesão do público.
Inicialmente, serão oferecidas aulas de dança de salão e o coral Avós do Canto. Além disso, os idosos poderão participar de rodas de conversas sobre temas relacionados ao envelhecimento. As inscrições para as atividades já estão abertas e podem ser feitas presencialmente na sede da unidade. As vagas são limitadas e destinadas a pessoas com mais de 60 anos.
Para a revitalização do Centro de Atendimento à Pessoa Idosa Helena Tibau, foram investidos R$ 578 mil. A Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION) foi responsável pelas intervenções, que incluíram a reforma do hall, depósitos, escadas, banheiros (incluindo um com acessibilidade), sala administrativa, copa, salas de aula e dança, além de instalações elétricas e hidráulicas e climatização.
Para a aposentada Cleyde Arca, de 70 anos, o novo espaço representa uma importante oportunidade para cuidar da saúde mental e física, além de promover a sociabilidade.
A inauguração contou com a presença de diversas autoridades municipais, incluindo o secretário Executivo, Felipe Peixoto; o presidente do Niterói Previdência, Heitor Moreira; o presidente da Neltur, André Bento; o presidente da Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION), Antônio Lourosa; e a secretária municipal da Mulher, Thaiana Ivia.
Fonte: diariodorio.com



