O Brasil brilhou na etapa de Laval, França, da Copa do Mundo de paraescalada, encerrando sua participação com dois pódios. Eduardo Schaus, atleta do Paraná, garantiu a medalha de bronze no domingo (26), competindo na classe AU2, que engloba atletas amputados ou com função reduzida em membros superiores.
Na final, que reuniu os quatro melhores atletas da eliminatória de sábado (25), Eduardo, que nasceu sem a mão direita, demonstrou grande habilidade e determinação, escalando 40 agarras na parede. O desempenho o colocou em terceiro lugar, atrás do norueguês Isak Ripman, que alcançou 45 agarras, e do alemão Kevin Bartke, que chegou ao topo da via. Essa é a primeira medalha de Eduardo em etapas de Copa do Mundo, um feito notável para o atleta que já foi vice-campeão mundial neste ano.
No sábado, a paraescalada brasileira já havia celebrado a conquista de Marina Dias na final da classe RP3, que inclui atletas com limitações de alcance, força e potência. A vitória marcou o primeiro ouro de Marina na Copa do Mundo deste ano, após conquistar o terceiro lugar nas etapas de Salt Lake City, nos Estados Unidos, e Innsbruck, na Áustria.
A paraescalada fará sua estreia como modalidade paralímpica nos Jogos de Los Angeles, nos Estados Unidos. Contudo, nem todas as classes serão contempladas. Em junho, o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) anunciou que a classe de Marina, por exemplo, não terá competição em 2028, diferente da classe de Eduardo. Ao todo, serão oito categorias em disputa, quatro por gênero, reunindo atletas com deficiências visuais, de membros superiores e inferiores, e limitações de alcance e potência.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br



