Copacabana se prepara para receber a 30ª edição da Parada do Orgulho LGBTI+ neste domingo (23). O evento, que promete atrair uma grande multidão à Avenida Atlântica, terá sua concentração a partir das 11h, no Posto 5. Para garantir a segurança, o ordenamento e a limpeza durante o evento, a Prefeitura implementou um esquema especial que envolve diversas secretarias e órgãos municipais.
O esquema de trânsito, elaborado pela CET-Rio, prevê desvios nas linhas de ônibus que circulam pela Avenida Atlântica no sentido Ipanema, que serão redirecionadas para a Rua Barata Ribeiro. As linhas que habitualmente trafegam pela orla também serão desviadas, neste caso, para a Avenida Nossa Senhora de Copacabana.
As interdições no bairro terão início já no sábado (22), às 21h, somando-se aos bloqueios habituais da área de lazer dominical. A previsão é que a Avenida Atlântica seja totalmente liberada até as 23h de domingo, após a conclusão dos serviços de limpeza realizados pela Comlurb. A Rua Figueiredo de Magalhães, no trecho entre a Avenida Atlântica e a Rua Joseph Bloch, será interditada das 5h de domingo até as 2h de segunda-feira (24/11), por determinação das forças de segurança. Motoristas que se deslocam de Copacabana para o Humaitá podem utilizar o Corte do Cantagalo e a Lagoa Rodrigo de Freitas como rotas alternativas.
A Secretaria de Saúde do Rio (SMS) marcará presença no evento com a VanBora, oferecendo serviços itinerantes como a prescrição de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), além de uma tenda de apoio com ações de promoção da saúde. A população também poderá se vacinar no local, das 9h às 14h.
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal mobilizarão aproximadamente 500 agentes, que atuarão no patrulhamento preventivo e na fiscalização do ordenamento urbano. A Comlurb designou 290 garis para atuarem antes, durante e após a Parada, garantindo a limpeza da área.
Fonte: temporealrj.com



