A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (8) a Operação Nacional Proteção Integral III, em ação coordenada com as Polícias Civis de 16 estados, com o propósito de identificar e capturar indivíduos envolvidos em crimes sexuais contra crianças e adolescentes, especialmente os cometidos via internet.
A ação
- Foram expedidos 182 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva em todo o país.
- Até o momento, há 49 prisões em flagrante, além de duas apreensões de menores e duas vítimas resgatadas — números que ainda podem ser atualizados. CNN Brasil+2Agência Brasil+2
- A operação mobilizou 617 policiais federais e 273 policiais civis, atuando nos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal.
Contexto e continuidade
A Proteção Integral III dá sequência a outras edições realizadas em março e maio de 2025 — reforçando o caráter permanente da PF no enfrentamento desses crimes.
Somente entre janeiro e setembro deste ano, a Polícia Federal já cumpriu mais de 1.630 mandados de prisão de pessoas condenadas por crimes sexuais.
Orientações e apelo da PF
A PF enfatiza a necessidade de pais e responsáveis estarem atentos ao uso da internet por crianças e adolescentes. A corporação aconselha que haja diálogo claro sobre riscos, e que sejam indicadas atitudes seguras perante contatos ou conteúdos suspeitos nas redes. A corporação reforça que a prevenção e a informação são as ferramentas mais eficazes para proteger crianças e adolescentes.
Fonte : Uol



