A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rio de Janeiro (OAB-RJ), surpreendeu a advocacia fluminense com o anúncio de uma significativa redução na anuidade. A partir de dezembro, o valor cobrado para o exercício de 2026 será de R$ 985,00, representando um corte de 17,49% em relação aos R$ 1.193,83 praticados anteriormente. A medida representa a maior diminuição nos últimos 18 anos.
A seccional atribui a redução a uma profunda reorganização interna implementada nos primeiros meses do ano. Essa reforma administrativa incluiu a readequação do quadro funcional, com um corte de 40% no número de colaboradores, a correção de distorções salariais e a revisão dos contratos de prestação de serviços. O conjunto dessas ações gerou uma queda superior a 30% nas despesas da OAB-RJ.
De acordo com a presidente da OAB-RJ, o objetivo central da reestruturação foi alcançar o equilíbrio financeiro da instituição sem comprometer a qualidade dos serviços oferecidos aos advogados. “Foi um período difícil. Tivemos que cortar na própria carne para reequilibrar as contas da OAB-RJ. Graças a muito trabalho, foi possível reorganizar a casa e dar essa boa notícia para a advocacia de todo o estado, mantendo a qualidade dos serviços que a gente oferece”, declarou.
Com aproximadamente 160 mil inscritos, a OAB-RJ é a segunda maior seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em número de membros, possuindo um peso significativo na representação e defesa dos interesses da advocacia no país. A redução da anuidade é vista como um importante alívio financeiro para os advogados do estado.
Fonte: temporealrj.com



