O Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR+Ibero-América) está promovendo um programa de mentorias que tem se destacado como uma das atividades mais procuradas do evento. O MICBR, que começou no dia 3 e se estende até o dia 7, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, selecionou 14 mentores, cada um especializado em um segmento diferente da economia criativa, como dança, artes plásticas, música e audiovisual.
Micaela Neiva, consultora sênior de Inteligência de Mercado do MICBR, informou que mais de 400 profissionais se inscreveram para oferecer as mentorias. Os 14 selecionados irão orientar 15 pessoas dentro de suas respectivas áreas de atuação, até o sábado, dia 6.
As mentorias visam oferecer atendimento exclusivo a empreendedores e empresários criativos. Os mentores, especialistas em seus mercados, selecionaram os empreendedores que gostariam de orientar, em sessões individualizadas de 30 minutos. Segundo a organização, a experiência tem se mostrado enriquecedora para todos os participantes.
Josefa Marques Nazaré, artesã da Associação de Arte e Artesanato Vale da Esperança, de Carapó, Mato Grosso do Sul, que trabalha com tingimento natural de lã de ovelha, participou da mentoria na área de artesanato. Ela também participou de rodadas de negócios, onde conseguiu estabelecer contatos promissores. Josefa elogiou a mentoria, destacando as novas ideias que recebeu.
A mentora de Josefa, Nina Coimbra, designer e curadora de artesanato, compartilhou a orientação que deu à artesã: focar na especialização do tingimento natural, separando o serviço do produto final para melhor contar a história por trás do trabalho.
Nina Coimbra ressaltou que eventos como o MICBR estão se consolidando como política pública, impulsionando a profissionalização do setor cultural. Ela enfatizou a importância do evento como um espaço de trocas entre diferentes expressões culturais, criando um diálogo que se estende para além do local. Nina acredita que a cultura gera economia em diversos setores e o MICBR é uma prova disso.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br



