A recém-inaugurada Horta de Sepetiba, localizada na Zona Oeste, tem uma projeção de produção anual de seis toneladas de alimentos a partir de 2026, de acordo com a Prefeitura. O espaço comunitário, aberto ao público desde 2 de novembro, já abriga 194 canteiros individuais, cada um medindo 6 m², totalizando uma área de plantio de 4.652 m².
Localizada em Nova Sepetiba, a horta não se limitará à produção de alimentos. Em breve, o espaço será palco de atividades pedagógicas voltadas para a educação ambiental. A iniciativa visa também gerar renda e oferecer capacitação para os moradores da região, impulsionando o desenvolvimento local.
Este novo espaço na Zona Oeste representa a 53ª horta a integrar o programa municipal Hortas Cariocas. O programa se dedica à criação de espaços urbanos destinados ao plantio e à capacitação de moradores em práticas de agroecologia. No ano de 2025, o programa ofereceu formação direta a 80 mutirantes. Além das hortas comunitárias, o programa abrange aproximadamente 30 espaços de plantio em escolas públicas da rede municipal, ampliando o alcance da iniciativa e fomentando a conscientização sobre a importância da agricultura urbana e da sustentabilidade.
Fonte: temporealrj.com



