O Brasil celebrou um marco importante no Mundial de Ginástica Artística, assegurando a participação em duas finais masculinas. O evento, que marca o início do ciclo olímpico para os Jogos de Los Angeles 2028, testemunhará Caio Souza e Diogo Soares competindo na final do individual geral na próxima quarta-feira (22), a partir das 8h (horário de Brasília). Além disso, Caio Souza também garantiu sua vaga na final de argolas, que será disputada na sexta-feira (24), a partir das 4h.
As finais serão transmitidas ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil no YouTube. O Mundial se estende até o domingo (25).
Na fase classificatória, que se encerrou nesta segunda-feira (20), Caio Souza se destacou ao alcançar a final individual geral com a oitava melhor nota, somando 79.166 pontos nos seis aparelhos (argolas, barra fixa, paralelas, salto, solo e cavalo). Diogo Soares também brilhou, conquistando a décima melhor nota, com 78.798 pontos. Além do Brasil, apenas China e Suíça conseguiram classificar dois ginastas entre os dez primeiros finalistas. Apenas 24 ginastas disputarão as medalhas no individual geral.
Daniel Biscalchin, técnico de Diogo Soares, de 23 anos, elogiou o desempenho do atleta: “De forma geral, o Diogo vem passando muito bem, tanto técnica como fisicamente. Fica bem claro que está mais confiante competindo, feliz e preparado. Isso se reflete diretamente no resultado. A tendência é se manter essa evolução e, quem sabe, progredir ainda mais nas próximas competições”.
Diogo Souza busca alcançar um pódio inédito no Mundial. Nas últimas duas edições, ele obteve o 10º lugar (Antuérpia 2023) e o 17º lugar (Liverpool 2022) no individual geral. O ginasta também participou das finais nas Olimpíadas de Tóquio 2020 e Paris 2024.
Caio Souza também se destacou na apresentação das argolas, cravando um triplo mortal na saída do aparelho e garantindo a classificação para a final em oitavo lugar, logo atrás do belga Glen Cuyle, que obteve a sétima posição com a mesma pontuação do brasileiro. Esta é a quarta vez que o ginasta de 32 anos chega à final de aparelhos e a sexta no individual geral.
Apenas oito atletas competirão pelo pódio nas argolas. Caio Souza almeja conquistar sua primeira medalha em Mundiais.
Ricardo Yokoyoma, treinador de Caio Souza, expressou seu orgulho: “Argolas é um aparelho muito disputado, com notas muito próximas no alto nível. Há alguns anos, estamos trabalhando para aumentar a nota final. Fizemos esforços para melhorar a nota de partida, incorporamos e substituímos elementos, testamos saídas diferentes. Foi um longo caminho. Vimos o Caio fazer uma linda série, coroada com uma saída cravada. Isso fez toda a diferença para essa classificação histórica. Esse ginasta é um guerreiro incansável, que está de parabéns”.
Além de Caio e Diogo, a equipe masculina brasileira é composta por Arthur Nory, Vitaliy Guimarães e Yuri Guimarães. A equipe feminina conta com as medalhistas olímpicas Flávia Saraiva e Júlia Soares, além de Júlia Coutinho e Sophia Weisberg.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br



