A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) liderou as celebrações do Dia D da Multivacinação no último sábado, uma iniciativa nacional coordenada pelo Ministério da Saúde. O objetivo principal é expandir a cobertura vacinal em toda a população, oferecendo 16 vacinas para crianças e oito para adultos.
A ação ocorreu simultaneamente em todo o país. Na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro, o evento contou com a participação do presidente da instituição, Mário Moreira, e da pesquisadora e ex-ministra da Saúde, Nísia Trindade. A capital fluminense disponibilizou 580 postos de vacinação para a campanha. O evento também integra as comemorações dos 125 anos da Fiocruz, sob o lema “Vacina é Vida”, reforçando a importância da vacinação e combatendo a desinformação.
“Estamos trabalhando hoje pela popularização da ciência, para que esse espírito de festa e comemoração acompanhe atividades culturais, artísticas e educacionais, mostrando à população brasileira o papel da ciência no desenvolvimento humano e como a pesquisa pode ajudar o país a ter uma sociedade mais justa e com mais saúde”, afirmou Mário Moreira.
O pesquisador lamentou a desvalorização da vacina em alguns países, mas enfatizou sua eficácia como instrumento para garantir a saúde da população. “O Brasil tem tradição nisso. O Programa Nacional de Imunização sempre foi referência mundial. Temos o dever de recuperar nossas taxas de vacinação”, complementou.
Nísia Trindade também destacou a importância contínua da vacinação: “Não podemos baixar a guarda. A Fiocruz se soma a esse movimento nacional coordenado pelo Ministério da Saúde. Há vacinas muito importantes, como as contra pólio e HPV, para proteger do câncer de colo de útero.”
Em outras cidades, a Fiocruz Amazônia, em Manaus, ofereceu salas de vacinação, um espaço temático para fotos, jogos educativos, contação de histórias, mediação de leitura e atividades artísticas e recreativas para toda a família.
Em Porto Velho, Rondônia, a Fiocruz promoveu vacinação, atividades culturais, divulgação científica e ações de cidadania na Escola Estadual Daniel Neri, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, aproximando a pesquisa científica da comunidade local.
A Fiocruz Piauí apresentou uma programação educativa com temas como entomologia, parasitoses, saúde materno-infantil, biologia molecular e ciências sociais.
Já a Fiocruz Ceará realizou uma ação integrada com as secretarias de saúde local e estadual, oferecendo vacinação, exames e oficinas de bem-estar e saúde mental. As unidades da Fiocruz na Bahia, Minas Gerais e Paraná também prepararam programações especiais para o Dia D de Imunização.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br



