Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que enfrentaram imprevistos durante a aplicação das provas têm a oportunidade de solicitar a reaplicação do exame. O período para realizar a solicitação começa nesta segunda-feira (17) e se estende até as 12h da próxima sexta-feira (21), seguindo o horário de Brasília.
A medida visa atender candidatos que foram prejudicados por problemas logísticos, desastres naturais ou que foram acometidos por doenças infectocontagiosas que impossibilitaram a realização do exame em um ou ambos os dias previstos.
O ministro da Educação, Camilo Santana, enfatizou a importância da reaplicação para os candidatos que tiveram o exame interrompido em decorrência de eventos como o tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, no dia 7 de novembro. A Defesa Civil do estado estimou que 90% do município foi destruído.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ressalta que haverá apenas uma oportunidade de reaplicação do Enem.
A solicitação deve ser feita exclusivamente pela Página do Participante, acessível no site do Inep, utilizando o login da plataforma Gov.br. Para efetuar o pedido, é necessário anexar um documento legível, redigido em português, que comprove a condição que justifica a solicitação de reaplicação, incluindo a data referente ao dia em que o participante foi impedido de realizar o Enem 2025.
O edital de abertura do Enem 2025 estabelece que participantes afetados por problemas logísticos ou diagnosticados com doenças infectocontagiosas durante a aplicação das provas podem requerer a reaplicação.
Entre as doenças infectocontagiosas que dão direito à reaplicação estão tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela (catapora) ou covid-19.
Consideram-se problemas logísticos para fins de reaplicação desastres naturais que afetem a infraestrutura do local de aplicação e falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova, entre outros.
A equipe do Inep realizará uma análise individual de cada solicitação. A aprovação do documento comprobatório é condição indispensável para garantir a participação na reaplicação do exame. Candidatos que tiverem seus pedidos deferidos realizarão as provas nos dias 16 e 17 de dezembro. O inscrito fará a prova somente do dia em que sua participação foi inviabilizada no Enem.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br



