Em celebração ao Mês da Consciência Negra, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) lança a campanha “Vozes Negras: Em Alto e Bom Tom”, oferecendo uma programação especial em seus veículos de comunicação. A iniciativa visa fortalecer o compromisso da empresa com a diversidade e a representatividade, dando visibilidade às narrativas negras que moldam a cultura e a identidade brasileira.
A programação diversificada inclui filmes com protagonismo negro na TV Brasil, músicas e entrevistas nas rádios Nacional e MEC, e cobertura da Marcha das Mulheres Negras, com boletins, links ao vivo e a presença da jornalista Luciana Barreto.
Na TV Brasil, a cobertura da Marcha das Mulheres Negras, que comemora 10 anos, será realizada em Brasília, com a participação de Luciana Barreto no Repórter Brasil Tarde. A última edição nacional da marcha, em 2015, reuniu 100 mil mulheres negras lutando contra o racismo, a violência e em busca de uma vida digna. Além disso, o canal exibirá uma série de filmes com temática negra.
A grade de filmes da TV Brasil, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, inclui “O Beijo no Asfalto” (1981), “A Pessoa é Para o Que Nasce” (2004), o documentário “Isto é Pelé” (1974), “Tia Ciata” (2016), “Capitães de Areia” (2011) e “Michelle e Obama” (2016). No sábado (22), será exibido o documentário “Gilberto Gil – Tempo Rei” (1996), e no domingo (23), “Abdias do Nascimento” (2011).
A TV Brasil também apresentará o especial “A Pérola Negra do Samba”, uma homenagem a Jovelina Pérola Negra, no dia 22 de novembro. O programa Trilha das Letras reexibirá a entrevista com o ator e dramaturgo Clayton Nascimento, que aborda o racismo em seu monólogo “Macacos”.
A Rádio MEC preparou uma programação especial com arte, música e representatividade negra. O programa “Conversa com o Autor” trará uma entrevista com Nei Lopes, e o “Jazz Livre” homenageará o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. O “Antena MEC” destacará compositores e instrumentistas brasileiros, enquanto o “Antena MEC Brasília” realizará entrevistas com diversos artistas.
A Rádio Nacional também preparou um cronograma específico para celebrar o talento de artistas negros. O “Tarde Nacional São Paulo” fará uma reportagem sobre a posse de Ana Maria Gonçalves na Academia Brasileira de Letras, enquanto o “Tarde Nacional Rio de Janeiro” abordará o evento Viva Zumbi, em Niterói. Os “Especiais de Domingo” serão dedicados a intérpretes negros como Alcione, Carlinhos Brown e Luiz Melodia. O “Espaço Arte” preparou a Semana da Consciência Negra com artistas de destaque, e o “Expresso Nacional” abrirá com um texto sobre o Dia da Consciência Negra. O “Na Trilha da História” entrevistará Laurentino Gomes, autor da trilogia “A Escravidão”. Os programas “Música do Mundo” e “Alma Blues” também apresentarão edições especiais em homenagem à data.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br



