Painel RJPainel RJPainel RJ
Font ResizerAa
  • Rio de Janeiro
  • Política
  • Policial
  • Brasil
  • Esportes
  • Cultura
Reading: Congresso restaura exame toxicológico obrigatório para novas cnhs após veto presidencial
Share
Font ResizerAa
Painel RJPainel RJ
  • Rio de Janeiro
  • Política
  • Policial
  • Brasil
  • Esportes
  • Cultura
  • Rio de Janeiro
  • Política
  • Policial
  • Brasil
  • Esportes
  • Cultura
Have an existing account? Sign In
Início » Blog » Congresso restaura exame toxicológico obrigatório para novas cnhs após veto presidencial
Congresso restaura exame toxicológico obrigatório para novas cnhs após veto presidencial
Finanças

Congresso restaura exame toxicológico obrigatório para novas cnhs após veto presidencial

Última Atualizacão 04/12/2025 18:00
PainelRJ
Publicado 04/12/2025
Share
Bandeira do Brasil à frente do prédio do Congresso Nacional, em Brasília 01/08/2025 REUTERS/Ad...
SHARE

O Congresso Nacional derrubou um veto do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, retomando a obrigatoriedade do exame toxicológico para candidatos à primeira habilitação nas categorias A e B. A decisão foi tomada em sessão conjunta nesta quinta-feira, 4, e ocorre em um momento de reformulação do processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que busca eliminar a obrigatoriedade de aulas.

A exigência do exame toxicológico já é uma realidade para motoristas das categorias C, D e E, que atuam no transporte de cargas e passageiros. O governo havia justificado o veto, em junho, argumentando que a ampliação do exame para as categorias A e B elevaria os custos para a obtenção da CNH, o que poderia incentivar mais pessoas a dirigir sem habilitação. Estima-se que cerca de 20 milhões de brasileiros estejam nessa situação.

Na época do veto, o Palácio do Planalto declarou que a medida, embora bem-intencionada, contrariava o interesse público, pois o aumento de custos poderia comprometer a segurança viária.

Contudo, parte dos parlamentares considerou que esse argumento perdeu força após a recente edição de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que autoriza regras menos rígidas para o acesso à CNH, sem a necessidade de frequentar autoescolas.

A Associação Brasileira de Toxicologia (ABTox) celebrou a decisão do Congresso, classificando a derrubada do veto como um avanço decisivo para a segurança viária no país. A entidade ressaltou que a medida reforça uma política pública com impacto positivo comprovado. Desde 2016, quando o exame toxicológico se tornou obrigatório para motoristas das categorias C, D e E, o Brasil evitou uma perda estimada em R$ 74 bilhões em sinistralidades apenas no primeiro ano. Além disso, mais de 28 mil condutores inicialmente reprovados puderam retornar às atividades após tratamento e reabilitação.

A ABTox também destacou que a decisão reflete a vontade da sociedade, com 83% dos brasileiros apoiando a exigência do exame para novos condutores, segundo pesquisa realizada em fevereiro de 2025.

A nova resolução que facilita a obtenção da CNH prevê um curso teórico gratuito e digital, maior flexibilidade nas aulas práticas e permissão para que candidatos sejam acompanhados por instrutores credenciados dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans), e não apenas por autoescolas. O processo também poderá ser iniciado online, através do site do Ministério dos Transportes ou pela Carteira Digital de Trânsito (CDT).

O objetivo das mudanças é reduzir os altos custos e a burocracia que afastam muitos brasileiros da obtenção da CNH. Dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) indicam que cerca de 20 milhões de pessoas dirigem sem habilitação, e outras 30 milhões têm idade para tirar a CNH, mas não conseguem arcar com as despesas, que podem chegar a R$ 5 mil. O governo estima que o novo modelo pode reduzir em até 80% o custo total da habilitação.

Fonte: www.infomoney.com.br

Ibovespa: ações em foco, dólar e juros no radar desta sexta-feira
Sóstenes Cavalcante: líder do PL investigado por desvios na cota parlamentar
EUA usam guerra eletrônica para “apagar” Caracas em ofensiva decisiva
Ex-mulher de bezos vende fatia bilionária da amazon e reforça filantropia
Do não ao google ao leão rei: a jornada de marcelo lacerda
TAGGED:cnhexamehabilitaçãonacionalveto
Compartilhar
Facebook Email Print

Siga nossas redes

Facebook Instagram
- Advertisement -
Ad imageAd image
©️ Painel RJ. Todos os direitos reservados
adbanner
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de Usuário ou E-mail
Senha

Lost your password?