Dois skatistas brasileiros não alcançaram o pódio na etapa de Kitakyushu, no Japão, da Copa do Mundo de skate street. Giovanni Vianna e Wallace Gabriel, ambos de São Paulo, terminaram a competição deste domingo em quinto e oitavo lugares, respectivamente. O evento foi marcado pelo domínio dos atletas japoneses.
A final contou com os oito melhores skatistas da semifinal, realizada no sábado. Na competição, os atletas foram avaliados em três voltas na pista, seguidas por três manobras. A pontuação final foi calculada somando as notas da melhor volta e da melhor manobra. O evento é importante para o ranking da World Skate, que definirá os classificados para as Olimpíadas de Los Angeles em 2028.
Giovanni Vianna alcançou 163.40 pontos, resultado de 75.25 na volta mais bem avaliada e 88.15 na melhor manobra. Wallace Gabriel obteve apenas 67.05 pontos, referentes a uma de suas voltas, já que não conseguiu pontuar nas manobras individuais.
O pódio foi totalmente composto por skatistas do Japão. Sora Shirai conquistou o primeiro lugar com 170.27 pontos, seguido por Kairi Netsuke, com 169.78. Yukito Aoki completou o pódio com 165.91 pontos.
Na final feminina, o Japão também dominou a competição. Ibuku Matsumoto conquistou o primeiro lugar com 160.51 pontos, seguida de perto por Yumeka Oda, com apenas 22 décimos de diferença. A australiana Chloe Covell ficou em terceiro lugar, com 155.60 pontos. As representantes brasileiras Pâmela Rosa e Isabelly Ávila foram eliminadas nas quartas de final.
A medalhista olímpica Rayssa Leal não participou do torneio em Kitakyushu, priorizando a conclusão do Ensino Médio.
Rayssa Leal competirá no Super Crown, a etapa final do Street League Skateboarding (SLS), considerado o principal circuito da modalidade. A competição será realizada nos dias 6 e 7 de dezembro, em São Paulo.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br



