A seleção brasileira feminina de handebol garantiu sua vaga na segunda fase do Campeonato Mundial, que está sendo realizado na Alemanha e na Holanda. A classificação veio após uma vitória sobre a República Tcheca por 28 a 22, em partida disputada na Porsche-Arena, na cidade alemã de Stuttgart, neste sábado (29).
Com este resultado, o Brasil, campeão mundial em 2013, assume a liderança do Grupo D com quatro pontos, somados pelas vitórias contra Cuba e República Tcheca. As tchecas, por outro lado, permanecem sem pontuar após duas derrotas.
Na fase de grupos, as 32 equipes participantes foram divididas em oito chaves de quatro. Os três melhores de cada grupo avançam para a próxima fase, onde serão reagrupados em quatro chaves. As seleções carregam os pontos conquistados na primeira fase contra os outros classificados de seus respectivos grupos.
A partida contra a República Tcheca apresentou um desafio maior para a seleção brasileira em comparação com a estreia contra Cuba. As tchecas mostraram um bom desempenho defensivo e se destacaram no primeiro tempo com alta eficiência nos arremessos de longa distância, com um aproveitamento de 62%. Apesar dos cinco gols de Bruna de Paula, a seleção brasileira foi para o intervalo perdendo por 15 a 12.
No segundo tempo, a seleção brasileira levou quase cinco minutos para superar a defesa tcheca, mas encontrou seu ritmo a partir daí. Lideradas por Bruna de Paula, eleita a melhor jogadora da partida, e Mariane Fernandes, ambas com sete gols cada, a equipe brasileira conseguiu empatar o jogo com quatro gols em um curto período de tempo. A 12 minutos do fim, o Brasil assumiu a liderança do placar (21 a 20) e não permitiu mais que as adversárias passassem à frente.
O próximo desafio da seleção brasileira será contra a Suécia, considerada uma das favoritas ao título, na próxima segunda-feira (1º), às 16h30 (horário de Brasília), novamente na Porsche-Arena.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br



