O Partido Liberal (PL) do Rio de Janeiro está considerando os principais nomes da Segurança Pública do estado como possíveis candidatos ao governo estadual em 2026. A admissão foi feita pelo presidente municipal do PL, Bruno Bonetti, em entrevista a um canal no YouTube. Os nomes cotados são: o secretário da Polícia Civil, Felipe Curi; o secretário da Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes; e o secretário de Segurança Pública, Victor dos Santos. Apesar da especulação, os três negam qualquer intenção de concorrer ao cargo.
Bonetti enfatizou o “extremo conhecimento técnico” dos três em lidar com questões de segurança pública, um tema de alta prioridade para os cidadãos do Rio de Janeiro. A declaração ocorreu em um momento de debates sobre a atuação das forças de segurança após uma operação nos complexos do Alemão e da Penha.
O presidente municipal do PL negou que já tenha havido qualquer conversa formal com os possíveis candidatos. Ele também rejeitou as alegações de que a recente operação policial teria sido motivada por interesses eleitorais, classificando tais afirmações como “canalhice”.
Quanto aos prazos para a definição de um nome, Bonetti mencionou o início do ano eleitoral. O partido planeja realizar uma pesquisa para auxiliar na escolha do candidato mais viável para enfrentar o atual prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que deve ser um adversário forte.
A decisão final, segundo Bonetti, envolverá o núcleo duro do partido, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro, o governador Cláudio Castro e o presidente Altineu Côrtes. A influência de Bolsonaro, mesmo em silêncio, é considerada fundamental.
Bonetti reconheceu que recentes desentendimentos internos, relacionados a um nome apoiado pelo governador Cláudio Castro, causaram instabilidade. No entanto, ele assegurou que a direita possui alternativas para oferecer aos eleitores do Rio de Janeiro nas próximas eleições.
Fonte: diariodorio.com



