Vasco da Gama e a Prefeitura do Rio de Janeiro realizaram uma reunião na última quarta-feira (03/12) para discutir a viabilidade de estender a linha do VLT até o estádio de São Januário, localizado em São Cristóvão, na Zona Norte da cidade.
O encontro, que aconteceu na sede da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPAR), na Zona Portuária, contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima, do 2º vice-presidente geral do Vasco, Renato Britto, e do vereador Pedro Duarte, um entusiasta da ideia e autor da sugestão formal para a ampliação do percurso do VLT.
Segundo o secretário Osmar Lima, o projeto de extensão até São Cristóvão ainda se encontra em fase inicial. A análise da viabilidade financeira e a definição do traçado estão em andamento. A administração municipal considera a possibilidade de realizar a contratação através de um aditamento ao contrato existente do VLT. No momento, não há uma estimativa oficial dos custos envolvidos.
Lima enfatizou que a Prefeitura do Rio está atenta à solicitação de levar o VLT até São Januário e que essa possibilidade será cuidadosamente estudada, levando em consideração o projeto original.
A discussão sobre a chegada do VLT próximo a São Januário ganhou novo impulso após o anúncio, por parte da Prefeitura, do estudo para estender o modal até São Cristóvão, em um trajeto de pouco mais de 5km a partir do Terminal Gentileza.
No projeto atual, o ponto final do VLT estaria a cerca de 900 metros do estádio. O vereador Pedro Duarte propôs a ampliação do trajeto, visando aproximar o acesso para cerca de 400 metros de São Januário. A proposta também inclui a integração do Mercado Municipal do Rio (Cadeg), em Benfica, ao trajeto.
A expansão do VLT ganhou viabilidade após a Prefeitura do Rio sancionar uma lei complementar que autoriza a implantação do VLT na região do Porto Maravilha, através de uma parceria público-privada.
Adicionalmente, outra norma ampliou a Área de Especial Interesse Urbanístico do Porto, incorporando o bairro de São Cristóvão. Com isso, a extensão até São Januário passa a ser formalmente considerada como uma das possibilidades a serem analisadas pela Prefeitura.
Fonte: diariodorio.com



