Uma grande festa tomou conta do Centro do Rio neste domingo, com o desfile dos jogadores do Flamengo em um trio elétrico, celebrando a conquista da Copa Libertadores. O cortejo, que se estendeu por 850 metros, percorreu a Rua Primeiro de Março e a Avenida Presidente Antônio Carlos, levando a euforia dos torcedores às ruas. A delegação desembarcou no Galeão por volta das 9h30, dando início à celebração.
A expectativa de público era alta, com cerca de 500 mil torcedores aguardados na região. Para garantir a segurança e organização do evento, a Prefeitura implementou uma operação especial, com interdições de vias que começaram às 5h e se estenderam até as 16h.
As principais vias afetadas foram a Rua Primeiro de Março e a Avenida Presidente Antônio Carlos, juntamente com ruas adjacentes na área da Praça XV e do Castelo. O trânsito foi desviado para rotas alternativas, impactando o fluxo de ônibus que normalmente circulam pela Avenida Presidente Antônio Carlos, Rua Primeiro de Março e áreas próximas. A orientação para quem tinha voos no Santos Dumont ou viagens na Rodoviária Novo Rio era antecipar o deslocamento, a fim de evitar transtornos.
Para a realização do evento, a prefeitura montou um esquema de segurança reforçado, que incluiu 21 pontos de revista com detectores de metal, três torres de som para animar a festa, quatro postos médicos para atendimento de emergência e 250 banheiros químicos distribuídos estrategicamente entre a Praça XV, Praça Ana Amélia e Praça do Expedicionário.
A segurança e a ordem pública foram garantidas por cerca de 240 agentes da Seop e da Guarda Municipal, responsáveis pelo controle de ambulantes e pela proibição de itens como garrafas de vidro, foodtrucks, carrocinhas e bicicletas na área do desfile. A Comlurb também mobilizou uma equipe de 210 garis, 20 veículos e 110 contêineres de lixo para garantir a limpeza e a organização do espaço após a celebração.
Fonte: temporealrj.com



