Com a chegada de dezembro, diversas campanhas e datas importantes ganham destaque. O mês se inicia com o Dezembro Vermelho, marcado pelo Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado globalmente com monumentos iluminados em vermelho, simbolizando a luta contra a doença.
No dia 1º de dezembro, também se comemora o aniversário da emissora, que completa 18 anos. Criada em 2007, a emissora surgiu com o objetivo de suprir a carência por uma televisão pública nacional, independente e com programação informativa, cultural, artística, científica e formativa.
Ainda no primeiro dia do mês, recorda-se o episódio em que Rosa Parks, em 1955, recusou-se a ceder seu lugar em um ônibus a um homem branco nos Estados Unidos. O ato desencadeou o boicote aos ônibus de Montgomery e impulsionou a luta pelos direitos civis, liderada por Martin Luther King Jr.
No dia 3 de dezembro, celebra-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, instituído pela ONU em 1992 para promover a conscientização sobre os desafios enfrentados por essa população e a importância da inclusão social. Dados recentes apontam que o Brasil possui 14,4 milhões de pessoas com deficiência, representando 7,3% da população.
A violência de gênero também ganha atenção com a Campanha do Laço Branco, que culmina em 6 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A iniciativa busca a reeducação dos homens como forma de combater a violência contra as mulheres.
Na área cultural, o mês de dezembro marca o aniversário de falecimento de dois grandes artistas. No dia 30 de novembro, recorda-se a morte de Fernando Pessoa, o renomado poeta português. Também em 30 de novembro, celebra-se a obra de Cartola, um dos maiores sambistas do Brasil e fundador da escola de samba Mangueira, falecido há 45 anos.
No dia 5 de dezembro, completam-se dez anos da morte de Marília Pêra, atriz, cantora e bailarina considerada uma das mais versáteis artistas do país.
O samba, gênero musical emblemático do Brasil, é homenageado em 2 de dezembro, com o Dia Nacional do Samba. A data surgiu em homenagem ao compositor Ary Barroso, autor de “Na Baixa do Sapateiro”.
Finalizando as datas importantes, recorda-se o bicentenário do nascimento de Dom Pedro II, o segundo e último imperador do Brasil, nascido em 2 de dezembro de 1825. Dom Pedro II, conhecido por seu incentivo às artes, à educação e à ciência, governou o país por 49 anos.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br



