A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Rio de Janeiro (OAB-RJ), Ana Tereza Basílio, foi alvo de criminosos que tentaram aplicar o conhecido “golpe do falso advogado”. A informação foi divulgada por ela mesma, por meio de suas redes sociais, nesta terça-feira (25), alertando sobre o uso indevido de seus dados.
A ação dos golpistas demonstra que não há distinção na escolha de suas vítimas, utilizando informações de profissionais renomados na tentativa de ludibriar pessoas envolvidas em processos judiciais. Os criminosos acessam os sistemas eletrônicos dos tribunais utilizando credenciais de advogados, e obtêm dados como telefones e e-mails de processos não sigilosos.
Este tipo de fraude tem causado um prejuízo estimado em R$ 2,8 bilhões nos últimos três anos, afetando um número crescente de pessoas.
Diante da tentativa de golpe, Ana Tereza Basílio registrou o caso na Corregedoria da OAB-RJ para que as medidas cabíveis sejam tomadas contra os responsáveis. Segundo nota divulgada pela OAB-RJ, a presidente foi alertada por um ex-cliente que recebeu a mensagem fraudulenta. O golpe não foi concretizado.
A OAB-RJ manifestou repúdio à prática criminosa e reforçou que tem adotado medidas para combater o golpe do falso advogado. Recentemente, a Seccional entrou com uma Ação Civil Pública na Justiça Federal contra a Meta, empresa controladora do WhatsApp, alegando falhas na desativação de contas associadas a linhas telefônicas canceladas. A manutenção dessas contas ativas permite que criminosos continuem aplicando golpes virtuais, incluindo o do falso advogado, que tem feito vítimas em todo o país.
Fonte: temporealrj.com



