Em uma nova fase da Operação Contenção, deflagrada nesta sexta-feira, agentes da Polícia Civil e Militar atuam em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, visando enfraquecer a atuação do Comando Vermelho na região. A operação busca cumprir 16 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão em áreas do Éden. Até o momento, foram efetuadas cinco prisões.
No curso da operação, o vereador Marcos Henrique Matos de Aquino (Republicanos), o mais votado do município na última eleição, foi detido em flagrante. Embora não fosse alvo inicial da ação, a polícia encontrou em posse do vereador, no carro oficial da Câmara de Meriti, uma arma de fogo registrada em nome de terceiro e caixas de medicamentos de uso controlado.
A ação policial tinha como objetivo principal localizar Luiz Matos de Aquino, irmão do vereador, contra quem havia um mandado de busca. Luiz não foi encontrado em sua residência. Marcos Aquino compareceu ao local ao ser informado da operação e acabou sendo flagrado pelos policiais.
A Operação Contenção é uma ação permanente no estado do Rio de Janeiro. No final de outubro, a operação desencadeou uma grande ofensiva nos complexos do Alemão e da Penha, resultando em um elevado número de mortos, ultrapassando 120.
As equipes policiais estão concentradas na Bacia do Éden, no Castelinho e áreas adjacentes no Éden. A ação conta com a participação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-Cap), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), com o apoio de outras unidades policiais.
A operação é resultado de uma investigação de 11 meses conduzida pela DRE-Cap. Além do cumprimento das medidas cautelares, a operação tem como objetivos principais conter a expansão territorial da facção criminosa, prender membros já identificados, coletar novas provas, mapear patrimônios ilícitos para bloqueio judicial, apreender drogas e armamentos, e remover barricadas que impedem a livre circulação dos moradores.



