O Túnel Rebouças, importante via de ligação entre as zonas Norte e Sul da cidade, terá seu sistema de vigilância reforçado com a instalação de novas câmeras. A prefeitura anunciou que, até o final de novembro, o número de equipamentos de monitoramento será dobrado, expandindo a capacidade de resposta do Centro de Operações e Resiliência (COR).
Atualmente, o túnel conta com 33 câmeras que auxiliam as equipes operacionais da prefeitura, autoridades de segurança, Corpo de Bombeiros e concessionárias de serviços públicos. O objetivo principal é garantir uma resposta rápida e eficiente a incidentes que possam afetar o fluxo de veículos.
Com a expansão, o número de câmeras no Túnel Rebouças e seus acessos será elevado para 70. Os novos equipamentos serão instalados em pontos estratégicos, incluindo o Elevado Engenheiro Freyssinet, sobre a Avenida Paulo de Frontin, no Rio Comprido. A medida também abrangerá os viadutos Saint Hilaire e Engenheiro Humberto Vital Bandeira de Melo, no Humaitá, além do Viaduto José de Alencar, localizado entre as galerias, no Cosme Velho.
O COR já monitora a cidade através de uma rede de 5.100 câmeras e radares, distribuídos pelas cinco zonas do município. A prefeitura pretende aumentar ainda mais essa cobertura, com a expectativa de ter cerca de 5.500 equipamentos em operação até o final do ano. O aumento da vigilância eletrônica visa aprimorar a segurança e a gestão do tráfego na cidade.
Fonte: temporealrj.com



