Painel RJPainel RJPainel RJ
Font ResizerAa
  • Rio de Janeiro
  • Política
  • Policial
  • Brasil
  • Esportes
  • Cultura
Reading: Governador da califórnia critica ausência dos eua na cop30 em belém
Share
Font ResizerAa
Painel RJPainel RJ
  • Rio de Janeiro
  • Política
  • Policial
  • Brasil
  • Esportes
  • Cultura
  • Rio de Janeiro
  • Política
  • Policial
  • Brasil
  • Esportes
  • Cultura
Have an existing account? Sign In
Início » Blog » Governador da califórnia critica ausência dos eua na cop30 em belém
Governador da califórnia critica ausência dos eua na cop30 em belém
Brasil

Governador da califórnia critica ausência dos eua na cop30 em belém

Última Atualizacão 11/11/2025 17:02
PainelRJ
Publicado 11/11/2025
Share
© Aline Massuca/COP30
SHARE

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, expressou fortes críticas à ausência do governo dos Estados Unidos, sob a liderança de Donald Trump, na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que está sendo realizada em Belém. Newsom, um democrata, compareceu à conferência com o objetivo de apresentar uma visão contrastante à de Trump em relação às questões ambientais e à crise climática global.

Durante sua visita, Newsom formalizou memorandos de entendimento com o governo do Pará, liderado pelo governador Helder Barbalho, visando fortalecer a colaboração internacional em áreas como pesquisa, inovação em gestão sustentável, bioeconomia e o combate a incêndios.

“Sei que meu país e sua liderança em Washington, D.C. não estão aqui”, declarou Newsom. “Por isso, sinto-me particularmente honrado pela generosidade do governador em nos receber, assinar este memorando de entendimento e desenvolver uma parceria e um relacionamento mais formais entre nossos dois estados e nossas nações”.

A parceria estratégica de longo prazo entre a Califórnia e o Pará tem como foco o desenvolvimento de soluções de baixo carbono, a promoção do desenvolvimento inclusivo e a conservação da floresta. A Califórnia, reconhecida como a maior economia verde dos Estados Unidos, tem se posicionado como líder no debate ambiental em seu país.

“Estamos do outro lado do debate e o estado [da Califórnia] está prosperando. E por isso viemos aqui para comunicar essa mensagem. Donald Trump está duplicando a sua estupidez. Quero dizer, ele está duplicando a aposta no carvão em Ohio. Estamos aqui [na COP30] para falar de crescimento e energia renovável. Estamos falando sobre biodiversidade a partir de uma mentalidade sustentável”, afirmou Newsom.

Em setembro, o governo Trump anunciou um plano para incentivar a mineração e o uso de carvão como fonte de energia, um combustível fóssil amplamente reconhecido como um dos principais contribuintes para as mudanças climáticas em escala global.

“Eu diria, mais uma vez, que queremos comunicar que somos um parceiro estável e confiável nos Estados Unidos da América e que Donald Trump não representa o meu estado em termos da nossa mentalidade no que diz respeito ao ambiente, energia limpa e verde, energia de baixo custo. Ele se afastou da liderança global. É de cair o queixo”, continuou.

No dia anterior, durante um debate realizado em São Paulo sobre a emergência climática e a transição energética, Newsom já havia expressado sua opinião de que a ausência de representantes da Casa Branca na COP30 representava um “desrespeito” ao Brasil.

Questionado sobre a possibilidade de um futuro governo democrata nos Estados Unidos retomar o Acordo de Paris, que estabelece metas para a redução de emissões de gases de efeito estufa, Newsom afirmou que o retorno aos debates sobre o clima é um “compromisso moral”.

O memorando de entendimento assinado com o governo do Pará também prevê o fortalecimento da prevenção e resposta a incêndios florestais, por meio do intercâmbio de experiências, tecnologias e inteligência aplicada. A cooperação abrange o monitoramento da saúde das florestas, a identificação de áreas suscetíveis ao fogo, o compartilhamento de conhecimento sobre redução de riscos, o desenvolvimento conjunto de estratégias de queima controlada e o apoio a ações comunitárias de mitigação e educação pública.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

⚡ Renan Calheiros reaparece como “salvador do contribuinte” — Alcolumbre entrega a ele o projeto da nova isenção do IR
Vias clandestinas avançam em áreas protegidas cortadas pela br-319
Lula pede ação global urgente na cop30 para além das promessas
Cobal do Humaitá lança licitação para preencher 33 lojas vazias
Cai tempo de acolhimento de crianças no estado do rio
TAGGED:estadosgovernonewsomsobretrump
Compartilhar
Facebook Email Print

Siga nossas redes

Facebook Instagram
- Advertisement -
Ad imageAd image
©️ Painel RJ. Todos os direitos reservados
adbanner
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de Usuário ou E-mail
Senha

Lost your password?