Os Estados Unidos se preparam para enfrentar um dia de caos aéreo nesta sexta-feira (7), com uma redução de 4% nas operações de voo em todo o país. A medida é consequência direta da paralisação do governo, que atinge hoje a marca de 38 dias. A previsão é de que a situação se agrave nos próximos dias.
Um total de 40 aeroportos serão impactados, incluindo alguns dos principais centros de tráfego aéreo do país. Entre eles, destacam-se os aeroportos de Atlanta (ATL), Newark (EWR), Denver (DEN), Chicago (ORD), Houston (IAH), Los Angeles (LAX) e Nova York (JFK).
Na quinta-feira, já havia um indicativo da dimensão do problema, com mais de 750 voos programados para sexta-feira sendo cancelados com antecedência, segundo dados de um site especializado no rastreamento de voos. Além disso, o dia registrou um alto número de intercorrências, com 6,4 mil atrasos e aproximadamente 200 cancelamentos.
A expectativa é de que a redução nas operações aéreas atinja 10% até a próxima sexta-feira (14). A ação conjunta entre a Secretaria de Transportes e a Administração Federal de Aviação (FAA) tem como objetivo principal garantir a segurança das operações aéreas em meio à paralisação do governo.
Desde o início do shutdown em 1º de outubro, os controladores de tráfego aéreo têm trabalhado sem receber salários. A FAA relatou um aumento nas notificações de sobrecarga de trabalho por parte de pilotos e controladores, aumentando significativamente o risco das operações aéreas.
Em comunicado divulgado na quinta-feira, a Secretaria de Transportes informou que foram registrados 2.740 atrasos em diversos aeroportos do país apenas no último fim de semana. A ordem emitida não exige a redução de voos internacionais, e as companhias aéreas terão autonomia para definir quais voos serão cancelados para cumprir a meta estabelecida. As empresas aéreas também serão obrigadas a oferecer reembolsos integrais aos passageiros afetados pelos cancelamentos, mas não serão responsáveis por custos adicionais incorridos.
A implementação da medida ocorre durante um período de alta temporada de viagens nos Estados Unidos, com a proximidade do Dia dos Veteranos (11 de novembro) e do Dia de Ação de Graças (27 de novembro).
Fonte: www.infomoney.com.br



