Painel RJPainel RJPainel RJ
Font ResizerAa
  • Rio de Janeiro
  • Política
  • Policial
  • Brasil
  • Esportes
  • Cultura
Reading: Gravidez na adolescência: igrejas devem abordar o tema, diz ministro
Share
Font ResizerAa
Painel RJPainel RJ
  • Rio de Janeiro
  • Política
  • Policial
  • Brasil
  • Esportes
  • Cultura
  • Rio de Janeiro
  • Política
  • Policial
  • Brasil
  • Esportes
  • Cultura
Have an existing account? Sign In
Início » Blog » Gravidez na adolescência: igrejas devem abordar o tema, diz ministro
Gravidez na adolescência: igrejas devem abordar o tema, diz ministro
Brasil

Gravidez na adolescência: igrejas devem abordar o tema, diz ministro

Última Atualizacão 21/10/2025 17:01
PainelRJ
Publicado 21/10/2025
Share
© Arquivo/MDS
SHARE

É fundamental debater a gravidez na adolescência nas igrejas para reduzir a desigualdade no Brasil e na América Latina. A afirmação foi feita pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante um evento promovido pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) em Brasília. Para o ministro, o tema deve ser priorizado em discussões políticas e também levantado em escolas e espaços religiosos.

“Não tem como enfrentar esse tema sem promover um profundo diálogo com as lideranças religiosas que estão em nossos territórios”, declarou Padilha.

O Ministério da Saúde está reorganizando a atenção primária para que os profissionais de saúde conheçam mais profundamente as comunidades onde atuam, algo que foi prejudicado após a pandemia de Covid-19.

O ministro enfatizou a importância das igrejas como espaços de acolhimento para as populações mais vulneráveis: “Os principais espaços de convivência e, talvez, de acolhimento das comunidades onde estão as populações mais vulneráveis são os espaços das igrejas, nas mais variadas denominações e matrizes religiosas”. Ele também ressaltou a importância da discussão do tema nas escolas.

O evento “Futuro Sustentável – Prevenção da Gravidez na Adolescência na América Latina e Caribe” reuniu representantes de governos, organismos internacionais e especialistas para fortalecer a cooperação e as políticas públicas voltadas à redução da gravidez na adolescência.

Embora as taxas de gravidez na adolescência tenham diminuído na América Latina e no Caribe, a região ainda apresenta a segunda taxa de fecundidade adolescente mais alta do mundo, atrás apenas da África Subsaariana. A cada 20 segundos, uma adolescente se torna mãe na região, totalizando cerca de 1,6 milhão de nascimentos por ano.

A gravidez na adolescência está fortemente associada à pobreza, evasão escolar e desigualdade de gênero. No Brasil, 12% dos nascidos vivos têm mães adolescentes.

Segundo Padilha, a gravidez na adolescência geralmente não é desejada ou planejada, sendo resultado da falta de acesso à informação, tecnologias e direitos básicos, como a proteção do próprio corpo e a proteção contra a violência. Ele citou os impactos negativos na vida da mulher e dos filhos, incluindo questões econômicas, educacionais, de moradia e acesso à cultura e lazer.

O ministro defendeu que o tema deve ser priorizado nos espaços governamentais e na sociedade, já que os adolescentes frequentemente não têm espaço para pressionar a sociedade sobre suas demandas. Ele também mencionou que o Brasil pretende pautar o tema na reunião dos ministros do Mercosul, já que o país ocupa a presidência do bloco sul-americano neste semestre.

Padilha também comentou sobre a importância de reorganizar as tecnologias assistenciais para criar espaços seguros de escuta e promover o acesso à saúde para adolescentes. Ele destacou a iniciativa da caderneta digital do adolescente e a incorporação do implante contraceptivo Implanon pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em um projeto piloto, o Implanon foi identificado como a melhor tecnologia para a população adolescente. O Ministério da Saúde está trabalhando para garantir o acesso mais amplo possível, inclusive permitindo que enfermeiros realizem o procedimento na atenção primária.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Flamengo empata fora e garante vaga na final da libertadores
Senado ouve opiniões sobre isenção do imposto de renda até r$ 5 mil
Enem 2025: candidatos encaram matemática e ciências da natureza neste domingo
Presidente mexicana busca parceria brasileira para produção de etanol
Flamengo atropela sport e assume a ponta do brasileirão
TAGGED:adolescênciaespaçosgravidezsaúdetema
Compartilhar
Facebook Email Print

Siga nossas redes

Facebook Instagram
- Advertisement -
Ad imageAd image
©️ Painel RJ. Todos os direitos reservados
adbanner
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de Usuário ou E-mail
Senha

Lost your password?